Bombeiros encontram cinco cães mortos e 32 em situação de maus-tratos em casa no litoral de SP
02/07/2024
Corporação foi acionada para checar situação em uma casa de Praia Grande (SP), onde era possível ver pela garagem muito lixo e animais sem cuidados. Cinco cachorros foram encontrados mortos em imóvel em situação de abandono, na Vila Caiçara, em Praia Grande (SP)
Reprodução/Redes Sociais
Cinco cachorros foram encontrados mortos em uma casa em Praia Grande (SP). Outros 32 animais estavam em situação de maus-tratos. Conforme apurado pelo g1, o Corpo de Bombeiros foi acionado ao local por uma moradora que relatou que os animais estavam em situação de abandono.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), os animais estavam dentro de uma casa na Vila Caiçara.
Além do Corpo de Bombeiros, uma Organização não Governamental (ONG), duas médicas veterinárias do setor municipal de Zoonoses, a Guarda Civil Municipal (GCM) e polícias Civil e Militar foram acionadas à ocorrência.
Os animais foram apreendidos e os familiares da dona do imóvel, que não foi encontrada, compareceram à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde prestaram depoimento. O caso foi registrado como 'praticar ato de abuso a animais'.
De acordo com a SSP-SP, a perícia foi solicitada e diligências estão em andamento para localizar a dona do imóvel.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que os cinco animais mortos não tinham sinais aparentes de agressão e foram encaminhados a uma clínica veterinária para necrópsia.
A Polícia Militar, por meio de nota, disse que entre os animais vivos e debilitados, dois foram diagnosticados com cinomose [doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus], sendo necessário eutanásia [sacrificar os animais].
No local, familiares da mulher informaram aos policiais que ela tem distúrbios psicológicos e tem o hábito de recolher animais de rua, gastando todos recursos financeiros dela com os mesmos.
Animais foram encontrados em situação de abandono dentro de casa, na Vila Caiçara, em Praia Grande (SP)
Reprodução/Redes Sociais
Crime inafiançável
O advogado Fabricio Posocco ressaltou que não apenas agredir um animal é caracterizado como maus-tratos, mas também abandonar; ferir; envenenar; manter preso em corrente ou em local pequeno; sem higiene; não abrigar do sol, chuva e frio; deixar sem ventilação; não dar comida e água diariamente; negar assistência veterinária e obrigar o trabalho excessivo superior às forças do animal.
"Tudo isso é considerado maus-tratos a animais, não é somente a questão de bater ".
O advogado explicou que para esse tipo de crime não se admite fiança. "Como não é mais possível que exista essa questão da fiança a ser arbitrada pelo delegado - devido ao aumento das penas criminais - então a pessoa será recolhida ao presídio e terá a audiência de custódia perante o juiz".
Campanha Abril Laranja traz conscientização contra os maus-tratos aos animais
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos