Caso Wesley: após novas denúncias, polícia faz buscas por menino desaparecido em 2020 em Franca, SP
02/07/2024
Mulher procurou autoridades para dizer que ex-marido pode estar envolvido. Wesley Pires Alves Filho, à época com 13 anos, sumiu após sair de casa dizendo que ia ao varejão. Wesley Pires Alves Filho, de 13 anos, desapareceu em Franca, SP
Arquivo pessoal/Divulgação
A Polícia Civil de Franca (SP) realizou nesta terça-feira (2), buscas pelo menino Wesley Pires Alves Filho, desaparecido em 2020, quando tinha 13 anos. A ação teve início após uma mulher, que não quer se identificar, denunciar o marido como autor de um possível estupro e morte do adolescente.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com advogado André Evangelista, que representa a mulher, em maio deste ano, ela procurou a polícia para denunciar o marido após os filhos, uma menina de 10 anos e um menino de 9, relatarem que foram vítimas de abuso sexual por parte do pai.
Na semana passada, aproximadamente dois meses após a primeira denúncia, a mulher esteve novamente na delegacia alegando ter novas informações sobre o caso do menino Wesley, desaparecido desde 28 de agosto de 2020.
À EPTV, afiliada da TV Globo, ela confirmou nesta terça-feira que disse em depoimento à polícia que o filho mais novo relatou que o pai teria estuprado e matado a criança em 2020.
"Ele falou que um dia, quando nós morávamos no [Jardim] Aeroporto [IV], o pai dele chegou com um menino no colo e levou para o quarto, abusou, o menino estava desmaiado. Aí o menino acordou durante o abuso e ele matou o menino estrangulado".
Depois que a mulher prestou depoimento formal na Delegacia de Informações Gerais (DIG) de Franca, policiais e bombeiros foram até o local indicado pela criança, um brejo no fundo do Jardim Aeroporto IV, nesta terça-feira e começaram as buscas.
Após mais de duas horas, as equipes encerraram os trabalhos sem encontrar vestígios do corpo.
Abuso sexual e homicídio
Segundo Evangelista, com as duas denúncias, a polícia deve investigar o suspeito em dois casos: abuso sexual e pedofilia contra os filhos, e crime sexual e homicídio contra Wesley.
"A mesma situação se desdobrou em dois casos, um quadro de abuso sexual e crimes sexuais e um outro que pode culminar com o esclarecimento sobre o suposto desaparecimento do menor Wesley e aqui até como homicídio. Aliás, crime sexual seguido de homicídio doloso".
O advogado informou ainda que, por segurança, as duas crianças que relataram os abusos estão sob cuidado do Conselho Tutelar.
Ainda segundo ele, a mulher e os filhos obtiveram na Justiça medida protetiva para que o suspeito não se aproxime da família.
Polícia faz buscas pelo corpo do menino Wesley Pires Alves Filho, desaparecido em 2020
Kaique Castro/EPTV
Relembre o caso
Wesley saiu de casa no dia 28 de agosto de 2020 para ir a um varejão e não foi mais visto. Ele morava com os pais no Jardim Aeroporto I e familiares e amigos chegaram a organizar buscas na região na tentativa de encontrar o adolescente.
À época, os pais do menino afirmaram que o filho não era envolvido com drogas e nem tinha qualquer problema com a polícia, e suspeitavam que alguém teria interceptado Wesley na rua.
Câmeras de segurança de residências e estabelecimentos comerciais registraram a passagem do adolescente pelos bairros Jardim Flórida e Vila Real, em Franca.
O último vídeo mostra quando Wesley passa pela Rodovia Ronan Rocha, empurrando uma bicicleta.
Logo após o desaparecimento do menino, um motorista afirmou às autoridades que encontrou Wesley desorientado em Serrana (SP) e o levou, em uma van, ao Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto (SP). Ele não sabia que o menino estava desaparecido. Buscas foram feitas nas duas cidades, mas nenhuma pista foi encontrada.
O celular do garoto foi periciado por investigadores na tentativa de encontrar algum registro que pudesse explicar o sumiço. A família chegou a relatar casos de trotes e pistas falsas nas buscas por Wesley.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região