Itapetininga registra 2,3ºC na madrugada desta terça-feira
02/07/2024
Cidade registrou a menor temperatura do ano provocada pela passagem de uma frente fria, com pouca chuva, seguida por uma massa de ar polar. Frente fria derrubou a temperatura em Itapetininga (SP)
Carla Monteiro/g1
Itapetininga (SP) registrou a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (02). Os termômetros marcaram 2,3ºC às 5h40 da manhã, de acordo com o monitoramento do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ainda durante a madrugada, a temperatura na cidade variou entre 2,3°C e 3°C. Outras cidades da região também registraram temperaturas abaixo dos 6°C nesta madrugada. (Veja as mínimas da região abaixo)
Mínimas na região
Manduri 2,0ºC
Capão Bonito 3,9ºC
Guapiara 3,5ºC
Tatuí 5,2ºC
Taquarituba 6,4ºC
Itapetininga 2,3ºC
Pereiras 5ºC
De acordo com professor Daniel Nassif, especialista em agrometeorologia e climatologia, a queda da temperatura nos últimos dias foi causada pela passagem de uma frente fria, com pouca chuva, seguida por uma massa de ar polar.
"Essa frente fria deve derrubar a temperatura em uns 10 ºC na média, podendo apresentar frio mais intenso em algumas cidades da região e principalmente nas áreas rurais e próximas a rios e vegetação mais densa. Essas passagens das frentes frias são normais nessa época do ano, características do nosso inverno", explica.
O especialista também explica que o início do inverno foi consideravelmente normal, teve um tempo mais seco e frio com temperaturas mais altas durante a tarde, entretanto, entre julho e agosto, existe a chance do início do fenômeno La Niña, que deve ocorrer logo após termos passado pelo El Niño no último verão.
A chegada do fenômeno pode deixar o inverno de 2024 mais seco e menos frio que o normal, mas em contraste com isso, também pode trazer frentes frias com bastante intensidade e risco de geadas.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM